Skip to content

Novo videocast e a fábrica de protocolos da TIM

agosto 19, 2009

Ao dizer que “Será permitido o acompanhamento pelo consumidor de todas as suas demandas por meio de registro numérico, que lhe será informado no início do atendimento”, o art. 15 do Capítulo IV do decreto nº 6.523 institucionaliza a criação de verdadeiras fábricas de números de protocolo. E uma das “mais competentes” de que tenho notícia, sem dúvida alguma, é a TIM. Cheguei a essa conclusão no início da madrugada desta quarta-feira, numa verdadeira maratona que, na verdade, teve início no final da noite de terça, mais precisamente às 23h35

Já contei por aqui, em posts passados, inclusive no primeiro videocast do “Senhor, estarei te irritando…”, quando protocolei uma reclamação na Anatel, que vinha tendo problemas com a TIM desde o primeiro dia em que foi feita a portabilidade da Vivo, em meados de junho. Fiquei mais de um mês sem receber chamadas de telefones fixos, até que a operadora resolveu meu problema, coincidentemente no último dia de prazo dado pela agência reguladora.

Só que um novo tormento começou, a partir do momento que o problema inicial foi resolvido. Diariamente, inclusive aos domingos, em horários diferentes, passei a receber ligações do telefone 2580-2222. Na maioria das vezes em que eu atendia, a ligação caía. Em outras oportunidades, eu ouvia algumas vozes ao fundo. E sempre que ligava de volta do meu celular, a chamada não completava.

Pois ontem, por acaso, liguei para o tal 2580-2222 do meu telefone fixo e, para minha surpresa, meu celular tocou! E o número misterioso apareceu no identificador de chamadas! Fiz a tentativa, mais tarde, ligando do celular da minha esposa, e o mesmo fenômeno aconteceu.

Fiquei preocupado e resolvi ligar para a TIM. Vejam como foi a saga, que varou a madrugada, descrita após os números de protocolo, que me eram passados por uma atendente virtual, antes do atendimento real, que, como vocês verão abaixo, muitas vezes nem aconteceu: 

  • (O primeiro protocolo eu não anotei) – Às 23h35, o atendente Lucas ouviu metade da explicação e, misteriosamente, a ligação caiu;
  • 2009163075262 – A atendente Sabrina, pelo menos, me deixou explicar tudo, mas deve ter se assustado com a complexidade do problema, pois aconteceu o mesmo fenômeno da ligação anterior;
  • 2009163076556 – A essa altura, meu número já devia aparecer com um sinal de alerta na tela de todos os operadores, pois logo após eu receber o número de protocolo, a ligação caiu, antes de falar com qualquer atendente;
  • 2009163076724 e 2009163076892 – Mesma coisa da ligação anterior;
  • 2009163077076 – A Tatiane ouviu todo o caso, mas me “derrubou” logo após falar: “um momento, senhor…”;
  • 2009163077675 – Aqui, a coisa mudou um pouco de figura. Na sétima ligação, fui atendido pelo Diogo, quando o relógio já marcava 23h50. De cara, antes de explicar a situação, falei para ele que não aceitava ser “derrubado” mais uma vez. Ele respondeu: “Senhor, pode aguardar, pois estarei prestando o atendimento”. Depois de alguns minutos, o atendente chegou à conclusão de que meu celular poderia estar com a função “siga-me” ativada. Eu retruquei, dizendo que desconhecia o tal número e ele disse que alguém poderia ter registrado meu celular por engano para um desvio de chamadas. Me orientou a teclar #21# e ligar, para desativar o serviço, fazer um teste e depois retornar a ligar para o atendimento, caso não desse certo;
  • 2009163084380 – Como o teste sugerido pelo Diogo não deu certo, voltei a ligar para a TIM. E essa ligação gerou o segundo videocast do “Senhor, estarei te irritando…”. Vejam os vídeos desse atendimento, que acabou por volta de 0h40 desta quarta-feira:

Nova reclamação na TIM – Parte 1

Nova reclamação na TIM – Parte 2

 

Bom, acho que está legal por hoje. Vou ficar por aqui. Mas só para adiantar, no próximo post conto sobre os outros números de protocolo dessa mesma madrugada – listados abaixo: 

  • 2009163085850
  • 2009163086261
  • 2009163086374
  • 2009163087250
  • 2009163087351
  • 2009163087484
  • 2009163087564
  • 2009163087694
  • 2009163088232

Além disso, vou contar sobre a verdadeira investigação jornalística que tive que fazer para descobrir o mistério do número 2580-2222.

O PRÓXIMO POST É IMPERDÍVEL!

6 Comentários leave one →
  1. Damine permalink
    agosto 20, 2009 11:18 AM

    Pois eh Raphael,

    por essas e por outras que eu tive um celular da TIM por exatos 4 meses.
    Depois deixei de usar (fidelização) e assim que fiquei livre, cancelei a linha.

    Muita dor de cabeça, chateação e tempo perdido.

    • agosto 20, 2009 1:33 PM

      Pois é, Damine! Numa boa, se arrependimento matasse, eu estaria morto e enterrado dentro da sala do presidente da Vivo.
      Troquei uma operadora que nunca tinha me dado problemas por outra que, em dois meses, só me deu dor de cabeça.
      Já estou esperando a próxima…

  2. agosto 20, 2009 11:36 AM

    esse negócio de derrubar os clientes é clássico. todos fazem isso, quando estão de saco cheio. ou os call-centers são umas merdas ou os atendentes são uns mentecaptos.
    eu acredito nos dois!

    • agosto 20, 2009 1:38 PM

      Também acredito nos dois. O primeiro atendimento, muitas vezes, ou é extremamente incompetente ou não tem autonomia para resolver problemas mais complexos.
      Quando percebem que não vão ter como resolver, derrubam a ligação.
      Quem tem paciência e persistência, continua ligando, a ponto de colecionar mais de 15 números de protocolo.
      Quem não tem saco, acaba desistindo.
      E, assim, justificam a existência dos call centers da forma como são: instrumentos para blindar as empresas e minar nossas forças.

  3. agosto 20, 2009 5:55 PM

    Oi Rafael,
    achei seu post pela tag #TIM no twitter, quando eu tinha acabado de postar um post do meu blog, também sobre cagadas da TIM e protocolos.

    Estou assistindo seus dois vídeos. E veja aqui o meu relato:

    http://daniloprado.blogspot.com/2009/08/tim-problemas-com-sac-compra-de.html

    Abs!
    Danilo

Trackbacks

  1. Twitter Trackbacks for Novo videocast e a fábrica de protocolos da TIM « Senhor, estarei te irritando… [wordpress.com] on Topsy.com

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

