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Nova cadeira para os operadores de telemarketing

março 11, 2009

E muita gente ainda se pergunta: por que será que os call centers nos atendem tão mal? Bom, o “Senhor, estarei te irritando…” sabe o porquê e existe para discutir o assunto, denunciar e propor soluções. Para este humilde blogueiro, não há dúvidas que um dos princpiais motivos reside nas condições de trabalho impostas aos operadores de telemarketing.

De acordo com nossa “justa Justiça”, uma empresa pode controlar o uso do banheiro por parte de seus empregados. Foi a decisão unânime tomada pelos ministros da 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, ao negar o pedido de indenização por danos morais a um operador de call center contra a empresa Vivo S.A.

O TST, na verdade, se baseou na jurisprudência para negar o pedido de danos morais, pois o TRT da 18ª Região já havia negado um recurso do pobre operador e um entendimento diferente da última instância exigiria o reexame de fatos e provas, o que não é permitido.

O TRT de Goiás constatou que a empresa concedia pausa de 15 minutos e outra de cinco, durante o expediente, para que os funcionários pudessem utilizar o banheiro. E justificou que “o controle de saída dos postos visava impedir que todos ou vários operadores deixassem o local ao mesmo tempo, inviabilizando a regularidade no serviço”. Segundo os desembargadores, não caracteriza dano moral a exigência de justificativa para ir ao banheiro fora dos intervalos.

Numa boa, não tem como um profissional prestar um serviço de qualidade, se não pode, sequer, ir ao banheiro na hora em que PRECISA, sem ter que passar a humilhação de dizer a seu chefe o que vai fazer. Além de se controlar para aguentar pessoas como eu, o cara ainda precisa calcular a hora em que vai beber água ou comer alguma coisa, antes do expediente, para que consiga ir ao banheiro exatamente no horário imposto por seus superiores. Acaba sendo muita coisa para a cabeça do atendente.

Confesso que dá até pena. Mas, infelizmente, essa é a realidade deles. Não somos nós, consumidores, que precisamos mudar nossa atitude. Temos que continuar usando e abusando dos call centers, pois é nosso direito. Cabe a eles, operadores, lutarem pelos seus, como estão fazendo os funcionários da mesma Vivo na Bahia.

Se eles não lutarem por seus direitos como SERES HUMANOS, vão continuar sendo explorados. E nós, que ligamos para eles, continuaremos a receber um péssimo serviço.

O “Senhor, estarei te irritando…” está aberto a qualquer operador que queira contar casos de abusos por parte de suas empresas.

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5 Comentários leave one →
  1. O mundo de Sabrina Link Permanente
    março 11, 2009 4:58 PM

    O pior é que essa decisão abrirá jurisprudência para outras empresas tentarem dominar até o organismos de seus funcionários. Será que não haveria melhor modo de organizar a empresa? Como diz o Ancelmo: deve ser difícil viver num país desses…

  2. Mardelo Santos Link Permanente
    março 13, 2009 12:22 PM

    Oi rapaz!
    Infelizmente é assim mesmo que as empresas fazem. Mas elas são maiores que apenas um cara que reclama.
    E o sindicato é fraco, dominado. Se o Sindicato tivesse entrado (ou todos) eu acho que isso seria diferente…

  3. Anonymous Link Permanente
    março 18, 2009 2:26 PM

    Não são todas as empresas que fazem isso. Realmente a gente precisa “calcular” o tempo de ir ao banheiro, mas temos pausas que dispensam o imprevisto. Tempo é dinheiro né…

  4. Lucia Helena Link Permanente
    março 19, 2009 7:24 PM

    Oi Galera! Realmente é um saco vc ter pressa em resolver algo e ficar horas e horas esperando. Mais lembre-sem a culpa não é dos operadores e sim das empresas que não oferem ferramentas adquadas para que eles operadores possam nos oferecer uma solução rapida e pratica para que todos saim felizes nessa. Lembre-se independente de qualquer coisa o operador que lhe atendeu ele é ser humano e não robô. Um abraço!!!

  5. Anonymous Link Permanente
    março 19, 2009 9:12 PM

    Rsrsrsrssr!!!!!!! Faz me rir tanta coisa ruim junta que acontece nos Call Centers…. Não pode ir no banheiro, não pode atrasar no lanche, não pode ser honesto com o cliente………
    Ah alem de sermos mal remunerados, mal atendidos pelo nosso sindicato, em alguns casos, para receber nossos direitos, ainda temos que contratar advogados !!!
    Isso acontece comigo hj!

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